sexta-feira, 13 de junho de 2008

FETECO

III FETECO - FESTIVAL DE TEATRO DE COLOMBO
19 a 29 de junho de 2008
Local: Colombo Park Shopping - Rua Dorval Seccon, 664.
(entrada pela Rua São Pedro esquina com São Francisco Xavier em frente a Estrada da Ribeira)
Realização: Departamento de Cultura -
cultura@colombo.pr.gov.br/cultura.colombo@yahoo.com.br
(41) 3656-8041 ou 3656-8042
Promoção: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes
Prefeitura Municipal de Colombo
Programação
DIA 19 ( Quinta-feira )
19h – Abertura Oficial
19:30h – Pela passagem de uma grande dor(indicado como melhor espetáculo de 2007)
Trabalho baseado em contos do autor gaúcho Caio Fernando de Abreu, a peça “Pela passagem de uma grande dor” aborda o universo do amor à beira de seus limites mais dóceis e desesperadores, trazendo ao público uma sensação de um adocicado conforto.
Autor: Caio Fernando de Abreu
Grupo: Estereótipos Cidade: Curitiba
DIA 20 ( Sexta-feira )
19h - Eu não matei Verônica
Indicação: 16 anos Gênero: tragicômico expressionista
Este monólogo mostra o confronto interior entre duas mulheres, é como um purgatório de vivência e experiência onde uma mulher cria para si uma divisão, falando a si sobre o seu próprio comportamento. O texto trata sobre aceitação pessoal, controle e desespero, trazido nos últimos momentos de sua vida, da qual ela desistiu de continuar. Drama com momentos irônicos e verdadeiros, “Verônica era assim meio manca, traçava um x pela calçada, usava sempre aquela mini saia de preguinhas, fora de moda essa coisa assim preguinhas, o que interessa preguinhas na hora? Sem dúvida surpreende pelo conflito e pela reflexão.
Autor: Abilio Machado de Lima Filho
Grupo: Artemosfera Cia. De Teatro, Bonecos e Mascaras Cidade: Campo Largo
20:30h – Desencantos de fadas
Indicação: 12 anos Gênero: comédia
O espetáculo satiriza o “vivermos felizes para sempre”, existente nos contos de fadas. Com uma visão bem humorada, retrata a vivência cotidiana dos personagens.
Autor: Diego Gianni
Grupo: Grupo de Teatro da Rua da cidadania do Boa Vista Cidade: Curitiba
DIA 21 ( Sábado )
15h - Chapeuzinho vermelho e o Lobo guloso
Indicação: livre Gênero: musical, comédia infantil
Chapeuzinho encontra o lobo guloso pelo caminho e desobedece sua mãe, parando para conversar o mesmo engana fazendo pegar outro caminho e mais tarde todos se encontram na casa da vovó e aí começa uma grande confusão.....
Autor: adaptação Prof. Doli da C. Souza
Grupo: Super Fantástico Cidade: Colombo
16:30h - Se eu morresse amanhã
Indicação: livre Gênero: tragicômico
Você está convidado para o maior velório de sua vida, na história de 4 amigos e um aparelho chamado Death System que prevê a morte. Mas quanto o Death System falha e eles perdem o controle de suas mortes, passam a entender e a viver a vida. “Se eu morresse amanhã” é uma comédia bem humorada que retrata a relação de amizade, vida e é claro a morte.
Autor: Fernando Lira
Grupo: Grupo de Teatro amador “ Nóis na cena” Cidade: Colombo
18:30h - Os palestrantes
Indicação: adulto Gênero: comédia
Não vim aqui enganar ninguém! Não se enganem! Se por acaso estão pensando assim, estão redondamente enganados! Vejam como a vida é engraçada! Dá pra comentar tudo! Do surgimento do homem ao governo do Lula! Venha ser banhado em sabedoria..... irmão ... hihihi ...desculpe”.
Autor: Marcionil Felipe da Silva Júnior
Grupo: Cidade: Colombo
20h - O repouso do Adônis
Indicação: 14 anos Gênero: comédia
A comédia Repouso do Adônis é ambientada em bordel decadente de cidade de pequeno porte do Nordeste do Brasil. Aborda a questão do poder e de seus desdobramentos no universo sócio-cultural-educacional da região. A secular entre dominador e dominado é vista como problema intrinsecamente ligado à educação e à cultura que o homem nordestino recebeu durante a fase da colonização da região, resultando daí na formação de caráter autoritário e conservador.
Autor: Paulo Jorge Dumaresq
Grupo: Os Bacantes Cidade: Colombo
DIA 22 ( Domingo )
14:30h - Sandália amarela remendada com prego
Indicação: livre Gênero: espetáculo de rua
É um composto de exercícios teatrais, poesia e brincadeiras, um verdadeiro jogo no universo de dramatizar a poesia, tendo o clown como dominante. A peça traz poesias fortes e bem escolhidas ao momento em que o país passa.
Autor: Abílio Machado de Lima Filho
Grupo: Artemosfera Cia. de Teatro, Bonecos e Máscaras Cidade: Campo Largo
16h - Mudanças no galinheiro
Indicação: livre Gênero: comédia
Uma lua mandona...um sol gripado... um dragão submisso... e uma grande confusão no céu...uma história onde devemos acreditar em mudanças nas nossas vidas, repleta de muitas risadas, que ensina a compreender o outro lado do seu ser.
Autor: texto de Silvia Ortoff (adaptado por Carin Carvalhaes)
Grupo: Pedro Viriato Cidade: Colombo
17:30h - Requiescat en pace
Indicação: livre Gênero: drama
“Nossa tribo está pouco a pouco sendo dominada por invasores dos mais diversos cantos do mundo...... a cada invasão, somos domesticados à moda de nossos senhores. Esta invasão é critica.... no entanto, constante... e acontece desde os tempos em que éramos conhecidos como brasileiros”.
Autor: Marcionil Felipe da Silva Júnior
Grupo: Cidade: Colombo
19:30h - Chapeuzinho Vermelho
Indicação: livre Gênero: infantil
É a velha história do chapeuzinho vermelho que todos já conhecem, apenas um pouco moderna. Um caçador heróico e atrapalhado. Um lobo mal malandro e cheio de artimanhas. Uma mãe preocupada e dedicada. Uma vovozinha bem divertida e uma menina bondosa e inocente. O grupo de teatro Nova Visão mostra essa velha história de uma maneira divertida e interativa.
Autor: Maria Clara Machado
Grupo: Nova visão Cidade: Colombo
DIA 24 ( Terça-feira )
20h - O rico avarento
Indicação: livre Gênero: comédia
Um homem muito rico porém muito avarento, não ajuda e ainda humilha os pobres que procuram por ele. Por conta disso o diabo vem buscá-lo, mas dá-lhe uma chance de se redimir. Mas como o rico é muito mau, não consegue, e é levado para o inferno pelo canito e suas cabritas pretas.
Autor: Ariano Suassuna
Grupo: Grupo de Teatro Escadaria Cidade: Curitiba
DIA 25 ( Quarta-feira )
19h - Day Bar Day
Indicação: 16 anos Gênero: comédia
Uma trama que narra de modo engraçada e surpreendente o cotidiano de um dono de bar grosseiro e mulherengo e seus clientes extremamente caricatos.
Autor: Ana Lúcia Nicheleb (incluindo duas crônicas de Luís Fernando Veríssimo “Lixo” e “Amor”)
Grupo: Opsis Cidade: Fazenda Rio Grande
20:30h - Òquei !
Indicação: 12 anos Gênero: comédia
Òque i! é um processo colaborativo construído a partir de invenções urbanas, hibridismo estético e interação entre os atores e a realidade social das sexualidade. Com foco de pesquisa nos problemas de gênero, a linguagem utilizada é direcionada para as vertentes da arte contemporânea. A temática engendra-se em situações cotidianas aparentemente normais, mas que sustentam tensões e relações de poder que suturam o óbvio em troca de dominação sexual. Com base em pesquisas de comportamento de gênero, referencias pop e busca imagética, Òquei! É também a carga cultural de cada interprete-criador em diálogo com o momento cênico, articulando assim o conceito de live art.
Autor: Criação Criativa
Grupo: Companhia Transitória Cidade: Curitiba
DIA 26 ( Quinta-feira )
19h - Ploc, a borboleta mais linda que eu já vi
Indicação: livre Gênero: infantil
A história de uma borboleta muito bonita, que está sendo caçada por dois caçadores muito atrapalhados que vivem arrumando confusão. Ploc é uma borboleta que não consegue se comunicar socialmente pois fala tudo errado e em forma de gírias. Ela tem o sonho de se casar com um membro da família real, o Louva-Deus, mas ela sabe que não tem chance de ficar com seu príncipe encantado. Mas muitas surpresas irão acontecer.
Autor: Roberto Villani
Grupo: Os barõezinhos Cidade: Colombo
20:30h - Cinderela Tropical
Indicação: livre Gênero: infantil
Baseada no conto de fadas Cinderela, onde quem manda é a Cinderela sendo que todas brigam pelo mesmo objetivo: o amor do Príncipe Felipe. Mas no final todas acabam encontrando seu príncipe encantado.
Autor: Sergio Buch
Grupo: Grupo Destaque Cidade: Pinhais
DIA 27 ( Sexta-feira )
19h - Quebra-a-cabeça
Indicação: 14 anos Gênero: contemporâneo
“Quebra-a-cabeça” é uma peça que mescla a comédia e o drama desafiando o público a refletir sobre questões sociais e comportamentais. Este espetáculo é composto por três episódios que acontecem em tempos e espaços diferentes, porém muito bem amarrados uns aos outros, formando um enredo intrigante e emocionante. Crianças brincando num cenário bucólico, uma faxineira subvertendo a lógica de um conto de fadas, a relação de amor e ódio entre dois irmãos, são situações aparentemente cotidianas, mas que escondem segredos e surpresas para o público, que é chamado a reflexão.
Autor: Pedro Ganesh
Grupo: Atormente Cidade: Curitiba
20:30h - Todos querem ser Jhony Valentine...
Indicação: 16 anos Gênero: comédia
Beleza, inteligência e status. Assim é Jhony Valentine, ícone humano, exemplo para homens e mulheres, adultos e crianças. Venha aprender a ser perfeito como ele, nessa comédia onde o público faz parte do espetáculo. Venha saber como é ser único e inigualável. Venha aprender a ser Jhony Valentine.
Autor: Jackson dos Anjos
Grupo: Cia. De Pesquisa Teatral “ Achados” Cidade: Colombo
DIA 28 ( Sábado )
14h - Felicidade não tem cor
Indicação: infanto-juvenil Gênero: infantil
A peça foi criada baseada na obra do escritor Julio Emilio Braz, onde o autor descreve uma história comovente sobre o racismo. Tendo assim essa fonte de inspiração como base, a peça em seu contexto apresenta uma história que se passa em uma sala de brinquedos, onde bonecas de panos ganham vida para acabar com dois vilões que desejam contaminar uma escola com preconceito e discriminação, tendo um contexto de humor para que a conscientização dos espectadores seja a melhor possível.
Autor: Cristino Lemos
Grupo: Grupo faces Cidade: Fazenda Rio Grande
15:30 - Maria +João em João e Maria
Indicação: infantil Gênero: infantil
Uma peça com cunho educativo que promete uma adaptação diferente do clássico, abusando da criatividade e do faz de conta. A história gira em torna das aventuras de Maria e João, duas crianças que se envolvem no conto João e Maria. No palco, seres engraçados da floresta encantada se misturam com as trapalhadas Bruxas em brincadeiras, como pega-pega e pula corda.
Autor: Carine Xavier
Grupo: Faz de Conta Cidade: Curitiba
17h - Circo dos Clowns
Indicação: livre Gênero: comédia
Durante a ausência dos demais integrantes da troupe circense os palhaços resolvem experimentar as outras áreas, cria-se então uma grande confusão, onde vemos mágicos atrapalhados, atiradores de faca invisíveis, uma disputa de apresentadores e muito mais. E mesmo, com suas trapalhadas os clowns conseguem apresentar um espetáculo emocionante.
Autor: Luciano Oro
Grupo: Troupe D’ Lala Cidade: Curitiba
19h - Enquanto Bela dormia...
Indicação: livre Gênero: infantil
Era uma vez uma bela princesa que, por causa de uma feitiço, dormiu... é isso que conta a história “A Bela adormecida”, mas o que ela não conta é que aconteceu enquanto Bela dormia. Com base nesse clássico da literatura, o Grupo Knastra de Teatro retrata o que, até então, somente a princesa conhecia: os seus sonhos.
Autor: O Grupo
Grupo: Grupo Knastra de Teatro Cidade: Guarapuava
20:30h - Cordel do amor traído
Indicação: livre Gênero: comédia
“Cordel do amor traído”, retrata as agruras de três homens com diferentes temperamentos, que são traídos por suas mulheres. Os três contam suas tristes histórias de casamento. Tudo muito colorido e alegre, seguindo a tradição do teatro popular.
Autor: José João dos Santos
Grupo: Animatheia Cidade: Lapa
DIA 29 ( Domingo )
15:30h - Jardim encantado
Indicação: infantil Gênero:
As bruxas Leca Meleca e a Bruxela querem destruir o Jardim de Izabela com uma porção mágica. A menina então recebe ajuda para solucionar o problema. A produção tem cunho educativo, marcados por alunos atores mirins, que surgiu de cenas improvisadas com intervenções dirigidas.
Autor: Carine Xavier
Grupo: Grupo de Teatro Piá no Palco Cidade: Pinhais
17h - Chão de estrelas
Indicação: livre Gênero: infantil
Conta de forma lúdica e envolvente a história do amor da Lua pelo Sol; e do amor do Poeta pela Lua; e do amor de Luana pelo Poeta; e do amor do Sol por si mesmo e pelo seu trabalho; e do amor da Estrela Estela e da Estrela Xoxa pelo Cometa e por fazer trapalhadas; e do amor do Cometa por todas as estrelas do céu.
Autor: Claudia Jankowski
Grupo: Enloucrescida Troupe Cidade: Araucária
19h - Planejamento Familiar
Indicação: 14 anos Gênero: comédia
Uma polemica gerada por questões de cunho social é o mote desta comédia. Ao se ver em apuros por causa do sustento de sua numerosa família, um homem resolve exterminar a fonte de seus problemas: matar o padre que aconselha a não usar os métodos de prevenção à gravidez.
Autor: João Bethencourt
Nome do grupo: Grupo Volátil de Teatro UNINTER Cidade: Curitiba

Nenhum comentário: