segunda-feira, 16 de junho de 2008





"Before Sunset" eh uma continuacao de "Before Sunrise". Dois filmes com uma unica ideia: como o amor pode mudar a vida de duas pessoas. Ou mehlor, duas ideias: e tambem como um amor imenso pode ser construido em apenas um dia.

Em Antes do Nascer do Sol, estes dois jovens se conhecem a bordo de um trem que tem como destino Paris. Os dois jovens, inspirados numa breve loucura adolescente, decidem descer em Viena, onde iniciam uma densa paixao contida, mas avassaladora. Sim, eh assim que eu vejo o amor deles. Mas ambos sabem que serah apenas por um dia, jah que o Jesse vai ter que voltar para a America e a Celine tera de continuar sua vida em Paris. Eles prometem se encontrar dali a seis meses.

Eh aih que entra o segundo filme, quando nove anos se passaram! Jesse lanca um livro que conta a historia desta paixao entre ele e Celine. Celine, por sua vez, aparece numa entrevista dele em Paris. Os dois vao descobrindo a maneira cruel como modificaram a vida um do outro. Jesse, nesta altura casado e com filho, precisa retornar a America antes do Por do Sol. Bom, eu nao sei se ele voltou ou nao, como podem imaginar, o filme nao deixa isso claro. O filme deixa tres possibilidades para tres tipos de telespectadores: aquele que acredita que ele simplesmente ficou com a Celine, aquele que nao tem certeza por causa do filho do Jesse e aquele que tem certeza que por causa do filho do Jesse, ele simplesmente retornou a America.

Eu, sinceramente, achei que ele retornou a America, por causa do filho, mas em compensacao, Celine tambem. Ele se divorcia da esposa e fica com a sua verdadeira amada.

"Before Sunset" eh um romance inspirador. Daqueles que deixam a gente com uma pergunta no ar. Nos simplesmente nao conseguimos explicar o que sentimos. Nao passa de um filme simples, com poucos cenarios, mas os cenarios mais belos em Viena e Paris. Um filme imperdivel, eu realmente fiquei impressionado!


L.J.Becker

2 comentários:

L.J. Becker disse...

sao nove anos

la texana disse...

sim, e o final é bastante perfeito. e com certeza ele perdeu o voo. gosto mais dessa continuação, ela é mais engraçada.