sexta-feira, 18 de julho de 2008

Comparacao infeliz


De repente fizeram esta comparação: Padre Amaro (na pele de Gael Garcia Bernal) e Padre Firmino (na pele de Lucas Becker).
Não soube exatamente como exprimir o meu sentimento confuso naquele momento (no momento em que fizeram tal comparação). Acho que fiquei orgulhoso por ser comparado a um ator por quem eu nutro uma admiração plena. (risos) Mas, infelizmente tenho que discordar.
O Padre Amaro e o Padre Firmino habitam dois mundos diferentes. O P. Amaro habita um crime e o P. Firmino sofre um crime. (sim, oscilando entre o perdão e o pecado) Mas, ambos são astutos, sim. Embora com astúcias que enveredam a resultados opostos. Em “O crime do Padre Amaro”, o P. Amaro usa da astúcia política para fugir de problemas pessoais, entre quebra do decoro religioso. Ele amava, claro. Em “O Planejamento Familiar” o P. Firmino demonstra esta astúcia com suas tramas compostas apenas para atingir um fim explicativo e benéfico aos seus “filhos” desesperados (estes que o querem ver morto, ou louco). Não sabemos ao certo se o P. Firmino amava.
Resumindo, Padre Firmino e Padre Amaro vestem batinas iguais, têm cabelos iguais, mas seus dramas e tragédias pessoais são bastante opostos.
Comparação infeliz? Não creio que seja uma. É apenas mais uma demonstração de como a arte é igual e diferente.



In Tudo Baralhado,


L.J. Becker

Nenhum comentário: